Para alguns, inverno é sinônimo de programas caseiros, fondue e ficar com mil cobertores. Para outros, é a estação de intermináveis espirros, noites mal dormidas, congestão nasal insuportável e até crises de falta de ar. Se você se encaixa nesse último perfil, então é muito provável que seja um alérgico ou um portador da asma, também chamada de bronquite. Mas saiba que esses e outros problemas podem ser resultado de alguns hábitos que você cultiva e nem sequer se dá conta. Conheça algumas atitudes simples que podem mudar essa realidade:
Cuide do pet
Se o contato com animais não te faz bem, seria aconselhável, no mínimo, não tê-los na sua própria casa. Mas, se isso está fora de cogitação, pelo menos não deixe que ele entre ou durma no seu quarto. Outra medida importante é dar banho no animal pelo menos uma vez a cada duas semanas.
Limpe a casa
Um dos principais desencadeadores das alergias são os ácaros, presentes no pó domiciliar.
Prepare a cama
Alérgicos devem dar preferência ao edredon ao invés do cobertor, que solta pêlos. Além disso, é recomendado o uso de capas antiácaros em seu colchão e travesseiro que, juntamente com os cobertores, devem ser lavados regularmente.
Tome a vacina contra a gripe
Tomar a vacina contra gripe não evita resfriados comuns, mas afasta aquelas gripes mais fortes.
Agasalhe-se
É normal que, ao passar de um ambiente fechado para um externo, com ar frio, o alérgico logo apresente reações do sistema respiratório, como espirros e inchaço nasal.
Apague o cigarro
Cigarro é prejudicial para todas as pessoas, mas para o alérgico ele pode ser ainda mais destrutivo. O fumo favorece a evolução de alergias respiratórias e asma.
Fonte : Msn Notícias (texto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário