São uma representação comum do leão na pré-moderna China. . São conhecidos também como Cães Foo/Fu. Na Dinastia Han (206 aC-220 dC) eles ficavam na frente dos palácios e túmulos imperiais, escritórios do governo, templos e casas de famílias ricas e de funcionários do governo. Os chineses acreditavam que eles teriam benefícios poderosos míticos de proteção.
Hoje em dia, na China e no mundo todo onde existam imigrantes chineses, esses pares de leões guardiões são muito comuns como elementos decorativos e simbólicos nas entradas de restaurantes, hotéis, supermercados.. Eles sempre se apresentam em pares onde o masculino descansa sua pata sobre o mundo enquanto a fêmea tem um filhote. Seus olhos estão sempre abertos com um olhar feroz pretendendo transmitir proteção contra maus espíritos que queiram violar a tranquilidade do lugar. São emblemas de valor e energia, complementos indispensáveis da sabedoria.
Acreditamos que por todo esse simbolismo vemos cada vez mais nas casas dos ocidentais também!!!!! Afinal proteção nunca é demais....
imagens decor8blog.com, stylishirish.blogspot.com, chinoiseriechic.blogspot.com, habituallychic.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário