sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dicas para receber sem gafe!!

A decoração
● Nenhuma peça ou arranjo de flores no centro da mesa deve ser mais alto do que 25 cm. Assim, não se bloqueia a visão entre as pessoas. Exceto no serviço à americana: como ninguém estará sentado à mesa, arranjos mais altos estão liberados.
● Quando usar castiçais, acenda as velas e deixe as luzes do teto apagadas ou reduzidas. É o jeito certeiro de se criar uma atmosfera mágica.
● Atenção ao tamanho da toalha de mesa: ela deve tocar o assento das cadeiras, sem ficar dobrada.


A chegada
● É de bom tom levar flores, uma pequena lembrança ou uma pequena caixa de chocolates quando se vai pela primeira vez à casa de alguém. Vinho ou outra bebida, só para amigos íntimos.
● Pelo menos um dos anfitriões deverá receber os convidados à porta de entrada. Se você mora em apartamento, aguarde-os no hall do elevador assim que o zelador anunciar que estão subindo.
● Se ganhar flores de um convidado, coloque-as imediatamente em um vaso, em lugar de destaque.
● Comece a servir os aperitivos assim que chegar o primeiro convidado.


A hora da refeição
● A faca de peixe não tem serra porque deve ser usada apenas para afastar peles e espinhas.
● Use a faca de carne somente para cortar carnes vermelhas ou aves. Omeletes, ovos, verduras e tortas devem ser cortados com o garfo.
● Se não quiser determinada bebida, faça um gesto leve com a mão. Não cubra o copo.
● Jamais corte massas italianas com a faca. Enrole poucos fios em torno do garfo. Usar uma colher de sopa para ajudar é hábito somente no Sul da Itália – evite.
● Servem-se apenas 2/3 dos copos ou xícaras, não importa a bebida.
● Os anfitriões devem ser os últimos a cruzar os talheres no final da refeição. Cabe à anfitriã convidar as pessoas para saírem da mesa.


Nem pensar
● Paliteiros para uso, jamais! Se forem peças antigas, podem servir de adorno, mas sem os palitos... Eles não devem entrar em cena nem mesmo durante os aperitivos: salgadinhos (até azeitonas) são segurados com os dedos.
● Molhar um pedacinho de pão no tentador molho da carne não é correto em mesas formais. Só entre amigos.
● Se o convidado deixou comida no prato, não pergunte o porquê.
● Nada de insistir para que os convivas repitam.

2 comentários: