domingo, 19 de fevereiro de 2012

Jardim como manda o figurino!!

Pouco se fala, mas os conhecimentos da arte milenar do Feng Shui, desenvolvida pelos chineses para ajudar a equilibrar as energias e harmonizar ambientes, também podem ser aplicados também nas áreas verdes.“Cores, texturas, clima, sol, sombra, silêncio ou barulho, tudo isso influencia nos espaços da morada. Com o Feng Shui podemos corrigir o que nos incomoda”, afirma a paisagista Ana Maria Gonçalves.


Não há plantas certas ou erradas para se montar um jardim energeticamente harmônico. Vale tudo, desde que a combinação entre elas seja feita corretamente. Para isso, os conhecimentos de um profissional habilitado são essenciais. “Plantas com espinhos não devem ser usadas na área dos relacionamentos, principalmente para casais. Elas representam pontos negativos no convívio”, diz Sara. Samambaias em excesso também não são recomendadas, pois têm folhagens pendentes. “Elas fazem um movimento de queda, o que não é bom para a casa”, completa.

Algumas são sempre bem-vindas em áreas internas, como girassol, lírio-da-paz, bromélia, violeta, bambu e árvore-da-felicidade, entre outras.


Já as plantas de pequeno porte, devem ser usadas na fachada para não barrar a entrada de vibrações. “As de médio porte devem estar nas laterais do terreno e as maiores ficam ao fundo”, explica a especialista.


Aprender a combinar as cores também é imprescindível. Elas devem ser harmonizadas de acordo com o Ba-guá. “Na área do sucesso é importante ter flores vermelhas, que representam o fogo. Já na parte de relacionamentos, prefira as de tonalidade rosa. As brancas devem estar no espaço reservado à criatividade e aos amigos”, ensina Sara. Outra característica que influi é o aroma das espécies. “Atrai pássaros, borboletas e outros seres vivos, o que nos aproxima da natureza.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário