quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Lavagem a seco, não é a seco!!

Você provavelmente já viu, ou possui, alguma peça de roupa cuja etiqueta indique que a "lavagem a seco".
Isso não significa que as roupas deverão ser lavadas longe de qualquer líquido e sim que ao invés de água, deverão ser utilizados solventes.
Eles passam entre os fios do tecidos e removem a sujeira, sem serem absorvidos.
As lavanderias oferecem esse tipo de serviço e também existem no mercado alguns kits de lavagem de roupas que dispensam o uso da água.


A lavagem a seco é feita com solventes conhecidos como alifáticos, dentre eles, está o Varsol que pode ser facilmente encontrado em supermercados ou casas de tintas, e, é considerado excelente para remover manchas de óleo ou graxa.
Alguns tecidos como a lã e a seda são mais sensíveis e podem encolher, desbotar ou perder a forma caso sejam lavados em água, Isso ocorre na lavagem comum.

Roupas de malha ou lã podem ser lavadas a seco utilizando como solvente o álcool comum, encontrado nos supermercados. Basta seguir o seguinte procedimento:
1 - Numa bacia, coloque álcool suficiente para cobrir suas peças. Friccione com cuidado as partes sujas ou manchadas. Jogue fora o álcool - que deverá estar sujo - torça as roupas e repita esta etapa acrescentando mais álcool.
2 - Utilize uma toalha para retirar o restante do álcool de suas roupas.
3 - As peças devem secar à sombra e em lugar arejado.


Para roupas delicadas como ternos ou tecidos de seda pura, pode-se utilizar como solvente o Varsol. Veja os passos:
1 - Despeje uma quantidade de Varsol suficiente para cobrir totalmente a peça de roupa numa bacia. Mergulhe sua roupa e deixe de molho por aproximadamente uma hora.
2 - Torça a peça e utilize uma toalha para absorver bem o produto.
3 - Estenda a roupa à sombra, em lugar arejado para que o odor do produto desprenda-se da roupa - isso pode levar de dois a três dias.
4 - Não passe o ferro diretamente sobre a roupa. Você pode colocar um papel manilha entre o tecido e o ferro e, passar sem vapor.

Fonte : Bbel

Nenhum comentário:

Postar um comentário