sábado, 11 de fevereiro de 2012

O cheirinho que vem do jardim ...

Bastar soprar uma brisa para sentir o cheirinho bom que vem do jardim. Espécies de flores perfumadas podem brotar em árvores, arbustos ou trepadeiras. Conheça algumas delas e veja como incorporá-las à área verde da sua casa.

Cultivadas a pleno sol e em solo adubado, as lavandas deste jardim são mais rústicas e resistentes às condições locais de vento e de insolação.

O perfume do Jasmim invade qualquer ambiente. Delicado, cresce rápido, e quando vem o vento o cheiro é maravilhoso!

Camélias.

Durante o inverno, as pontas do clerodendro perfumado exibem grandes e vistosas inflorescências branco-rosadas. Esse arbusto chega a até 1,80 m de altura. A espécie exige sol pleno e é tolerante a regiões de frio moderado e com maior umidade.


O manacá-de-cheiro é um arbusto nativo de até 3 m de altura. Durante a primavera e o verão, a planta apresenta simultaneamente flores brancas e lilases. Tolera o frio e exige sol pleno. Costuma ser suscetível ao ataque das lagartas. Para controlar infestações, recomenda-se o uso de inseticidas biológicos.


Com inúmeras inflorescências creme na primavera e no verão, que liberam um perfume muito acentuado à noite, a dama-da-noite é um arbusto que pode, inclusive, causar reação alérgica em algumas pessoas.


As flores brancas, com perfume doce e intenso, são o chamariz da gardênia. Após o amadurecimento, elas permanecem nos galhos, apresentando tons amarelados. Para garantir a florada, é indicado incorporar ao solo adubo orgânico rico em fósforo.
PS : Minha avó chamava Gardência, quando ela morreu eu fiz canteiro imenso na minha casa delas, o cheirinho é divino.Love, Kika


Trepadeira de até 2,50 m de altura, o jasmim-de-madagascar é também conhecido como flor-de-noiva, pela sua utilização em buquês. De tão cheirosas, as pétalas são utilizadas para a confecção de perfumes. Pode ser cultivado em ambientes ensolarados ou com sombra parcial.



Um comentário: