quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Você também pode ter o seu!

Quintais enormes, com árvores frutíferas, horta e um bom espaço que faziam a alegria da criançada são hoje raridade.



   Geralmente o que sobra de área não construída é pouco e, muitas vezes tem que acomodar, área de serviço, lazer das crianças, churrasqueiras, etc.


Entretanto, com a ajuda de profissionais ou com bom senso e criatividade, você poderá aliar funcionalidade, beleza e aconchego.


Árvores frutíferas ou hortas não são incompatíveis com a beleza.


   Uma jabuticabeira, um cajueiro, um pé de ata, são árvores de pequeno porte e podem estar presentes em quintais com áreas um pouco maiores. Que tal plantar alface e cebolinhas em vasos?


   Um bom projeto poderá transformar o seu quintal, no local mais gostoso da casa, abrigando churrasqueira, jardim, árvores, piscina, etc.


Veja algumas dicas:
- De acordo com o terreno disponível, o quintal pode ser a área de lazer da casa. Em quintais menores, que abrigam área de serviço e varanda-com ou sem churrasqueira-crie uma divisão entre as partes. Construa aí um murinho vazado, coloque uma treliça ou faça uma cerquinha de banco de aroeira. Depois é só ornamentar com plantas.


- O piso do quintal tem de se harmonizar com o acabamento utilizado na obra. Há no mercado uma variedade de material cerâmico que ajuda a manter limpo esse espaço, assim como deck, lajotas ou pedras. Pisos de cor clara refletem a luz e às vezes incomodam a visão. Mesmo assim, prefira os pisos claros aos escuros para refletir também o calor. O tom pode variar conforme haja sombra.

- O muro é um elemento que barra a visão e nem sempre é bonito. Você pode revesti-lo com cerâmica, pedra e fazer uso de pinturas texturizadas, que protegem e eliminam a necessidade de manutenção freqüente. Pinte com um tom mais escuro que o escolhido para a obra. Já a hera, apesar de colocar todo o ambiente verde, exige manutenção contra insetos e poda. O muro também pode servir de suporte para plantar maracujá, que além do fruto, dá uma flor muito bonita.



- Em quintais pequenos, ervas e temperos podem ser cultivados em vasinhos de cerâmica, dispostos em prateleiras ou no próprio muro. Pés de pitanga e acerola podem ser cultivados em vasos maiores.

- Hortinhas e plantas frutíferas precisam no mínimo do sol da manhã.       

Love, Kika


2 comentários: