quinta-feira, 29 de março de 2012

É preciso deixar ir, assim com as árvores que deixam as folhas caírem!!

No outono as folhas caem, o tempo esfria e a chuva para. As plantas se preparam para o recolhimento no inverno, tornam-se inativas e a produção agrícola diminui.


É tempo de cuidar do jardim e das plantações: arar, adubar, podar e preparar a terra para novas semeaduras.
A natureza se prepara para recolher-se no inverno, alguns os animais armazenam alimentos e outros se preparam para hibernar.
Assim como é na natureza, também é dentro de nós.


Quando chega o outono, nós começamos a sentir vontade de nos recolhermos, mas sentimos também a necessidade de nos movermos um pouco mais, pois ainda não é o momento de parar, uma vez que devemos cuidar do armazenamento daquilo que iremos necessitar durante o inverno.


Começamos a olhar para dentro de nós, olhar para o nosso plantio, avaliar o que está bom para armazenamento e o que deve ser descartado, por não mais servir.
Como as folhas das árvores que caem, nós também liberamos o que está gasto, o que não serve mais, a fim de poupar energia.
Somos impulsionados a ficar apenas com aquilo que será realmente útil a nós.
Este movimento se aplica tanto ao corpo físico quanto às nossas emoções e pensamentos.
É o momento de economia de energia, pois todo esse movimento de liberação e armazenamento leva a um gasto maior de energia, um enorme esforço.


O nosso corpo sente necessidade de mais alimento, tendemos a comer mais que no verão.
O corpo pede por alimentos mais nutritivos, quentes e úmidos para compensar a falta de umidade externa e aquecer-se no inverno.
O corpo tende a armazenar muito mais que antes. Há uma tendência a engordar e a inchar, pois acumulamos mais líquidos e gorduras.
As toxinas, assim como as folhas, estão prontas para deixarem o organismo.


Pensamentos e emoções “lixo”, ou seja, aqueles que nos fazem sofrer ou não nos servem mais, são considerados toxinas e devem sair.
Por este motivo, os mesmos surgem á tona, para serem liberados.
Há uma tendência a nos sentirmos mais tristes e melancólicos, as mágoas guardadas se fazem presentes, assim como todo tipo de angústias e aflições.
Os orientais costumam chamar o outono como a estação da melancolia.


É preciso deixar ir, assim com a árvore deixa suas folhas caírem.
Desapego é o tema do momento.
Você pode começar com uma limpeza nos armários e nos papéis, jogando fora o que não usou ao longo da última estação, revendo e avaliando seus objetos guardados, ficando apenas com aquilo que realmente ainda te serve.
O mesmo você pode fazer com todas as situações da sua vida. É o momento de avaliar as situações que já não te servem mais e deixá-las ir.
É um ótimo momento também para rever relações, hábitos e projetos.


Deixe ir, mesmo que você não saiba o quê colocar no lugar.
A próxima estação, o inverno, é a estação do vazio.
Então é bom sentir-se um pouco vazio, pois só assim você abrirá espaço para que coisas novas possam chegar na primavera!

Texto Terapeuta Tania Resende

Um comentário:

  1. Nossa, amei esse texto... Ficou tudo mto claro agora, é assim que acontece... rsss

    ResponderExcluir