segunda-feira, 2 de abril de 2012

Não se engane!!

Saiba o que observar nos apartamentos decorados.

Integração de ambientes, muitos espelhos e móveis em menor escala são alguns dos truques que disfarçam o tamanho real dos imóveis!



Visitou o apartamento decorado, mas quando recebeu o imóvel tudo parecia diferente, menor? Não se assuste, afinal, muitos são os truques usados para deixar tudo perfeito e atraente na exposição.


Diante disso, é importante analisar – ainda durante a visita - questões como a medida dos móveis sugeridos e possíveis alterações na planta. “Muita gente fica presa à decoração e se esquece de observar o que realmente será entregue no imóvel como pisos e esquadrias. Às vezes, a proposta não atenderá às expectativas”, afirma Giseli Koraicho, designer da Infinity Spaces.

Para evitar surpresas desagradáveis, um dos pontos iniciais é verificar possíveis alterações na estrutura do apartamento. Durante a visita, o ideal é pedir a planta oficial e comparar posições de paredes e o número de ambientes. “Com o uso da integração nos espaços a ideia de amplitude aumenta; porém, na maioria das vezes, o imóvel entregue possui as paredes ausentes e isso gera desconforto sobre o tamanho do apartamento”, diz Claudio Fischer, arquiteto e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).


Com o intuito de forçar a perspectiva de que tudo cabe em um espaço pequeno, muitas vezes vale tudo nos decorados. Não raro as empresas usam móveis planejados com tamanhos menores do que suas medidas tradicionais (às vezes mal cabe um cabide). Por isso, nada melhor do que levar uma fita métrica durante a visita e conferir item a item. “Nos apartamentos em exposição tudo se encaixa, mas quando os clientes tentam colocar os móveis próprios percebem a diferença. O mesmo ocorre até com geladeiras que ficam sem o espaço lateral para abrir a porta”, diz Gisele.


Também é importante ter na cabeça a medida padrão de móveis (mesa, cadeira, armário) e eletrodomésticos. Muitas vezes as camas apresentadas têm medidas reduzidas para ficarem harmoniosas no espaço existente e, em alguns casos, “esquece-se” dos armários, que, no futuro acabarão tendo de ser instalados em um quarto separado para garantir a movimentação das pessoas.


Outros truques são usados para disfarçar o tamanho real dos apartamentos. É comum ver decorados com muitos espelhos, além de portas de correr e transparências dividindo os ambientes - recursos que aumentam a sensação de amplitude. Da mesma forma, pisos do mesmo tipo, cortinas claras e bordas da janela pintadas com um tom acima da cor da parede transmitem a mesma ideia. Há casos em que mesmo o mobiliário fixo (pias, assentos sanitários) é alterado.

Texto via site IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário