segunda-feira, 25 de junho de 2012

Menos espaço, mais organização!

Com cada vez menos espaço dentro de casa, organização passou a ser mais que uma questão de gosto: é essencial e define quanto espaço poderá ser usado para relaxar, receber ou trabalhar.


Mas se o problema é conviver diariamente com a bagunça – sua, dos seus filhos ou do marido –, saiba que é possível planejar uma organização e fazê-la durar; basta racionalizar cada cantinho e garantir a estrutura para que tudo esteja sempre no lugar. Aproveite as dicas que reunimos aqui para colocar a casa na ordem do dia e mantê-la assim, segundo o IG.



1- Invista em uma caixa (pode ser comprada especialmente para isso ou ser adaptada de algum presente) para organizar os controles da TV e não deixá-los perdidos pela sala. Há também modelos tipo saco que podem ser acoplados nos braços do sofá.


2- Tenha sempre ganchos perto da porta, seja para o seu casaco ou para a bolsa de uma visita. Porta-chaves também são ótimas pedidas para famílias grandes: assim ninguém fica procurando a chave na hora de sair de casa.


3- Se você tem muitos livros, prefira colocá-los nas estantes mais altas – isso tira a sensação de volumes e cores diferentes da altura dos olhos e dá leveza ao ambiente. Além disso, convém reunir as coleções e agrupar os tomos conforme o tamanho.


4- Prefira sempre aparelhos eletrônicos sem fios, mas quando não tiver escolha, esconda-os com uma fita espiral específica para organizá-los.


5- Evite colocar coisas sobre a mesa de jantar, senão você acabará desistindo de usá-la por conta do trabalho de tirar as coisas dali.


6- A função do tapete sob a mesa de jantar é de evitar que o chão se arranhe com os móveis. Escolha modelos fáceis de limpar (como os sintéticos) e que sejam até 30 cm (de cada lado) maiores que a mesa.


Cozinha e área de serviço
7- Não é difícil encontrar nas lojas de utilidades um organizador que tenha mais ou menos (ou exatamente) o tamanho das suas gavetas. Isso significa o fim da bagunça de talheres e apetrechos.


8- Dentro do armário, procure agrupar peças pelo tamanho (como vasilhas plásticas e suas tampas) e pela utilidade (como panelas de diferentes usos e frigideiras). Se decidir forrar as prateleiras internas, escolha sempre papel, pois ele poderá absorver qualquer umidade.


9- Louças especiais, coleções e panelas muito grandes podem ser guardadas em caixas na parte mais alta dos armários, afinal, você só vai usar quando houver um evento na sua casa.


10- Ao invés de ter vários pacotes de bolacha abertos, escolha vidros bonitos (e com sistema de fechamento a vácuo); assim elas poderão, inclusive, ficar à mostra. O mesmo vale para os grãos, que vão ficar superbonitos dessa forma.


11- A ordem na geladeira é sempre a mesma: na gaveta inferior, deixe legumes e verduras. Logo acima dela, frutas (apenas se estiverem maduras e sempre em plásticos limpos). Nas prateleiras superiores, carnes (temperadas ou descongelando), doces e alimentos já cozidos – tudo em potes com tampa. Na mais alta, frios, iogurte, requeijão, massas frescas e ovos. Já na porta coloca-se água, suco, refrigerante, leite, conservas, maionese e condimentos.


 
12- Fruteiras e móveis multiuso da área de serviço ficam muito bem com rodízios, pois podem acompanhar o movimento de quem os estiver usando.


13- Depois que abrir o saco de sabão em pó, não o deixe sujeito a desperdícios e umidade. Coloque dentro de uma vasilha com tampa antes de guardar no armário.


14- Lugar de guardar pregadores não é no varal, mas pode ser numa cestinha, dentro do armário. O mesmo lugar deve guardar baldes e panos de chão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário