terça-feira, 19 de junho de 2012

Por uma vida mais alegre!!

Se a estrutura da casa é feita de cimento, tijolos e ferragens, a alma da casa são as cores. São elas as responsáveis por dar emoção ao ambiente, estimular sentimentos e dar personalidade à decoração.


Quando falamos em cores, é importante ficar claro que não falamos apenas das tintas usadas nas paredes ou nos tecidos dos móveis. Os materiais também possuem cores e as pessoas costumam negligenciar isso-
A madeira tem uma cor características, assim como o cimento, a pedra e assim por diante.


Por isso, a montagem do ambiente deve prestar atenção a todos os objetos presentes no ambiente. Um lugar neutro, por exemplo, pode ganhar vida com almofadas coloridas, ou objetos em tons fortes, por exemplo.


Embora seja uma questão de gosto, existem algumas dicas que facilitam o caminho na hora de escolher qual delas fica melhor em cada ambiente da casa

Entrada

Portas e batentes devem estar sempre visíveis. Por isso, prefira cores claras, como o branco ou o gelo; ou cores fortes, que dão um toque irreverente e divertido.


Sala

Geralmente o primeiro cômodo a ser visto na casa, é o que transmite a primeira impressão do ambiente. Como é um lugar para reunir pessoas e receber gente querida, transmite também muito calor. Por isso, cores quentes e aconchegantes são as melhores opções.


Note que cores fechadas, como os tons fechados e escuros de cinza, azul e verde, são neutros e agradáveis, mas acabam diminuindo o ambiente e reduzindo a claridade.

Cozinha

Todo mundo já ouviu a história de que tons puros e intensos de vermelho e amarelo estimulam o apetite. Na verdade, ambas as cores são vibrantes e acabam, sim, estimulando os nossos sentidos.


Por outro lado, cores claras e até o branco puro transmitem a sensação de higiene e ambiente arejado. Cuide apenas para que o lugar não fique monótono harmonizando alguns toques coloridos. Pintar uma parede de outro tom, por exemplo, combinado às cores da madeira, já pode ser suficiente.


Escritório

As cores neutras são sempre as melhores. Elas ajudam a manter o foco no que é importante, ou seja, no trabalho.
No outro extremo, a falta de cor pode causar uma sensação de tédio e sono. Por isso, dê movimento combinando pequenas partes de coloridas com o ambiente neutro. Dica: qualquer cor se destaca com uma base cinza.


Quarto das crianças

É o local ideal para ousar. As crianças absorvem informações do ambiente até os cinco anos.Por isso, faça do ambiente um lugar colorido, para que ela aprenda a harmonizar os tons e isso faça parte do repertório cultural dela na vida adulta.


Quarto do bebê

Crianças precisam de um ambiente tranquilo para os primeiros meses de vida. Faça, então, um ambiente colorido em tons pastel. Lilás, azul, verde, amarelo, rosa e laranja são excelentes opções. Você pode tanto usar uma delas como base e completar com os móveis e objetos; ou combinar dois tons nas paredes.


Quarto do casal

Aqui, vale a mesma regra para os quartos: tons claros e suaves devem ser as primeiras opções, já que transmitem tranquilidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário