sexta-feira, 13 de julho de 2012

Decoração também tem prazo de validade!!

Nenhuma casa é a mesma com o passar dos anos. As famílias crescem, surgem novas necessidades e os sentimentos são outros!


É na casa que os moradores vivem, recebem, descansam. Com o passar do tempo, o espaço envelhece. Se tiver crianças, são ainda mais desgastes: mão suja na parede, marca de sapato no sofá. Essas cicatrizes contam a história da família. No entanto, alguns itens têm durabilidade determinada.


 Não se trata de mudanças para acompanhar uma nova tendência, mas a troca de itens desgastados pelo tempo. Decoração também tem seu prazo de vida, como tudo. Se os tecidos estiverem desbotando, ou a almofada estiver molenga, é hora de renovar!


Noite tranquila

Colchão e travesseiro velhos podem causar dor nas costas, o primeiro sinal de um problema na coluna. Luís Eduardo Munhoz da Rocha, médico presidente do Comitê de Patologia da Coluna Vertebral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, recomenda respeitar as indicações de cada fabricante. Ele explica que os colchões de mola duram mais que os de espuma e que, entre as espumas, a mais resistente é a viscoelástica. A durabilidade máxima de um colchão, independentemente do modelo, é de 10 anos. “Para os travesseiros, também vale investir nesse material, que não deforma”, diz o médico. A garantia oferecida pelos fabricantes varia de um a dez anos. Para os travesseiros é de 90 dias a um ano. Mas vale reparar se existem manchas, que também podem indicar fungos e ácaros.


Teste do sofá, da poltrona ... Na hora de comprar ou reformar estofados, fique atento ao tipo de tecido. O couro natural é o revestimento mais durável. O ecológico sai mais em conta, mas tem vida útil menor. “Um sofá bem cuidado de couro natural resiste a até dez anos, e a menos de dois, se for de couro ecológico”, diz Mozart Islan, da Tapeçaria Monelli. O jacquard chega a seis anos, desde que fique longe do sol para não desbotar. Tem também o acrílico natural e o chenille, em média, com cinco anos de duração. No quesito pintura do móvel, a arquiteta Letícia Arcangeli, da Marcenaria Santíssima Fé, sugere a laca. Em áreas de grande circulação, o móvel laqueado precisa receber camadas extras de verniz à base de poliéster, que permitem polimento superficial no caso de arranhões.


Parede vestida Os papéis de parede vinílicos são os mais duráveis, chegam a até dez anos, dependendo do fabricante. Como podem ser limpos com pano úmido, oferecem proteção contra sujeira e manchas. Já revestimentos feitos de materiais naturais, como seda, palha ou tecido, não são protegidos pelo acabamento vinílico, por isso, tendem a durar bem menos, entre dois e três anos. A sugestão dos fabricantes é que sejam aplicados em ambientes de pouca circulação, como lavabos.


Janela à vista

A resistência da cortina depende do tecido. Clair Jacob, da Cortinas A Janela, diz que o poliéster dura até dez anos, com a vantagem de poder ser lavado em casa. Já a seda é o tecido mais delicado, pela fragilidade das fibras. “O algodão e o linho, que têm vida útil de cinco a seis anos, são muito procurados, mas desbotam com o sol e devem ser lavado a seco”, diz Clair. Uma opção é usar um forro de poliéster para proteger a cortina. Lavar a peça evita que ela fique com aparência desgastada e suja. Se a janela ficar em uma rua com muito trânsito e poluição, Clair recomenda duas lavagens por ano. Caso contrário, basta uma.


Banho de tinta

O arquiteto Marcelo Rosset recomenda uma nova demão de tinta a cada cinco anos em paredes internas. Em áreas com umidade ou gordura, como banheiro e cozinha, a pintura pode chegar a ser anual. Exteriores, expostos a intempéries, pedem pintura a cada um ou dois anos. Vale lembrar que cores claras mostram mais a sujeira e que tintas acrílicas são mais duráveis que as de látex. Texturas decorativas têm vida mais longa, pois corrigem imperfeições e escondem marcas causadas por respingos de sujeira.


Texto via Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário