quinta-feira, 5 de julho de 2012

LUZ!!

Já faz algum tempo que a iluminação deixou de ser utilizada apenas com a função de clarear os ambientes. Com um importante papel na decoração, o recurso é um aliado dos profissionais na valorização dos espaços.


Por meio da luz há vários artifícios para criar cenários sofisticados, acolhedores e divertidos. Para aproveitar essas e outras possibilidades, é preciso saber como utilizá-la em cada ambiente.


Em quartos, temos necessidade de uma luz geral e também indireta. Para a pessoa se vestir, escolher uma roupa no armário, é preciso mais luz. Já na hora do descanso ou leitura, ela deve ser mais focada e indireta. A iluminação de efeito, com abajur, arandelas, também é usada para valorizar o ambiente.


Na sala é interessante criar várias cenas. Para assistir à TV, o uso de uma luz para possibilitar mexer nos controles, sem dar reflexo na imagem ou ofuscar a cor. Para receber convidados, uma iluminação mais pontuada, que dá realce a obras de arte e enfeites. Para uma leitura no sofá, luz direcionada com abajur, que também pode ser usado como decoração.


Os demais ambientes também merecem atenção especial. Nos banheiros é preciso muita luz para facilitar tarefas do dia a dia, como fazer maquiagem e se barbear.Na cozinha, luz geral para iluminar todas as bancadas, pias, alimentos, sem dar sombra.


Embora a luz amarela ofereça mais beleza e acolhimento, a branca permite maior clareza e limpeza do ambiente. Por isso, é importante que o morador pense em qual resultado quer ter!





Nenhum comentário:

Postar um comentário