terça-feira, 21 de agosto de 2012

Paredes para que te quero?


Não existem regras definitivas, mas, se você está em dúvida sobre como dispor obras de arte em casa de um jeito harmonioso, aproveite estas dicas certeiras.


Se a obra de arte for importante, de um artista renomado, a dica da designer de interiores Lia Strauss é pensar na disposição dos móveis do ambiente em função do destaque que você pretende dar ao quadro. "Na sala de estar, escolha a parede de maior visibilidade, aquela para a qual o olhar se volta naturalmente", diz. Para não haver erro na hora de perfurar a parede, o decorador Fernando Piva aconselha: planeje a composição primeiro. "Um bom truque é recortar papel kraft no mesmo tamanho das molduras e colar as folhas com fita adesiva na parede para simular o arranjo. Assim é possível ter uma ideia real de como os quadros ficarão organizados", explica. Outra forma de testar a composição é espalhar as obras no chão em frente à parede e ensaiar a arrumação.


Segundo Fernando Piva, o jeito clássico de pendurar o quadro é centralizá-lo em relação à largura do sofá. Centralize-o também na altura, dividindo ao meio o espaço entre o topo do estofado e o teto. "Assim temos a simetria total", diz


Se você tem quadros pequenos demais, uma solução é associá-los num arranjo que preencha bem a parede, posicionado a pelo menos 25 cm de distância do topo do móvel.


Sem móveis recostados ou outras interferências, uma parede livre é um ótimo local para brincar com vários quadros, sendo que alguns deles podem ser fixados numa altura próxima ao piso. A sugestão da designer de interiores Lia Strauss é buscar algum elemento para criar um alinhamento.



Um quadro bem colocado na entrada de casa tem o poder de causar uma boa primeira impressão nos visitantes.


A disposição clássica é pendurar um quadro sobre o móvel, centralizado tanto na largura como na altura. Outra opção é uma mistura de obras maiores e menores, distribuídas dentro da área delimitada pela largura do aparador. "Procure fixar primeiro o quadro maior, alinhando-o com uma das laterais do móvel. Em seguida, monte o outro lado da parede, brincando com os quadros menores até descobrir a melhor arrumação. Novamente, o alinhamento com a lateral precisa existir", ensina o arquiteto Antonio Ferreira Jr., 


Texto via Casaabril.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário