segunda-feira, 6 de agosto de 2012

UPCYCLING

Em meio a problemas como o excesso de poluição e degradação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que se busca soluções sustentáveis para eles – consequências do estilo de vida que se leva atualmente -, é natural que ideias como a do upcycling ganhem inúmeros adeptos em um curto espaço de tempo. O conceito se tornou tendência entre ambientalistas, mas também vem ganhando força à medida que atinge o cotidiano das pessoas em geral, explorando terrenos como a moda, a decoração e o design.


O que é?

O processo de reciclagem pressupõe a recuperação do material que compõe um determinado produto para que, após trabalhado, este material se transforme em matéria-prima para um produto novo. Isso normalmente envolve algum processo químico ou de gasto de energia. Já o upcycling está ligado à reutilização direta do objeto que seria descartado sem, contudo, alterar sua forma ou composição – o que o torna mais “limpo” que o processo de reciclagem, uma vez que não demanda energia ou mesmo outros materiais. Em suma, upcycling é o ato de dar uma nova função a um objeto já não utilizado para sua finalidade original.

Eu aderi ao conceito e adoro, acima meu sofá de pallets no terraço, brinquedos em caixotes de feira na salinha dos meus filhos, e flores em garrafas que antes iam para o lixo.


2 comentários: