quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cuidados com as orquídeas!!

Colecionar orquídeas é um sonho de muitos, mas é preciso alguns cuidados para que essas lindas espécies floresçam e não adoeçam. A primeira dica se dá na hora da compra. O ideal é saber sua procedência, pois ao levar para casa uma espécie contaminada por vírus, nematoides, caracóis ou fungos, outras orquídeas estarão ameaçadas.

Controlar adequadamente a luz, a umidade e adubá-las corretamente com substrato favorece o não aparecimento de doenças e pragas. A maioria das pessoas peca em oferecer muita umidade a essa espécie, o que pode causar até mesmo o apodrecimento de suas raízes. Muita água pode causar também a perda e amarelamento das folhas, deixando-as com uma coloração verde-garrafa, além de atrair fungos que podem matar uma planta adulta num curto espaço de tempo.



Outra dica é dispor os vasos a distância mínima de 20 cm entre si. Essa regra básica evita que parasitas não migrem de uma planta para outra. Mudas, que são mais sensíveis a doenças, devem ficar separadas de plantas adultas. A esterilização de tesouras e o próprio manuseio de plantas doentes deve ser feito com atenção, para que não se passe doenças para plantas sadias.

Uma planta sob ataque de um pulgão, por exemplo, que adora sugar seiva de hastes novas, pode destruir uma floração em pouco tempo. As lesmas e os caracóis também são considerados grandes vilões. Nesse caso, recomenda-se a retirada manual destas pragas por meio de armadilhas caseiras. Caso o problema persista deve-se até pensar em produtos químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário