quinta-feira, 15 de março de 2012

Estilo PROVENÇAL!!

Com origem na região de Provença, no sul da França, este estilo marcado por cores suaves e rusticidades nos traços surgiu a partir de uma curiosa história. Dentre os séculos XVI e XVII, o povo dessa região, que não tinha condições de adquirir os móveis luxuosos e caros como os da realeza da época, criou uma solução criativa para ter uma decoração semelhante a da alta sociedade francesa.


Os marceneiros e artesãos usavam materiais inferiores para tentar "copiar" o design dos móveis. Para disfarçar as imperfeições da matéria-prima aplicavam nas peças misturas à base de gesso e cola chamadas de gessocré, que com o tempo davam um aspecto de madeira envelhecida, o que tornava as peças mais charmosas e delicadas. Com o tempo essa técnica foi se propagando e ganhando característica de mobiliário elegante e sofisticado, e acabou virando moda.


Móveis de madeira clara, lustres de ferro, estofados com tecidos nobres e estampados, além de detalhes como taças de cristal ou portas de armários com vidros robustos dão destaque e elegância às peças.


A decoração Provence pode ser adquirida com a reutilização de alguns móveis que o morador já tem em casa e que, repaginados, ganham as características do estilo.

Texto via Bbel

Love,

Nenhum comentário:

Postar um comentário