quinta-feira, 15 de março de 2012

Provençal.. Um estilo encantador...

Recebemos um pedido da Carla Souza (amiga do blog) de como decorar um pequeno apartamento no estilo provençal! Então para começar vamos a um pouco de história...

A França do Palácio de Versailles tornou-se para o mundo a referência no que havia de mais sofisticado nos séculos XVI e XVII. Da falta de condição financeira para se basear nesse estilo, surgiu uma alternativa criativa. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira, mas com o tempo a pátina se desgastava e o móvel adquiria aquela aparência que criou o estilo. Quando Maria Antonieta mandou construir nos jardins de Versailles sua “pequena vila”, e a decorou dessa maneira, o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.


DICA BÁSICA: Lembre-se que além da pátina, o estilo se compõe das estampas em tons suaves de azul, verde e rosa, listras e cenas rurais chamadas de toile de jouy, todas aplicadas aos tecidos e às louças que completam o charme do estilo rural francês.

A SALA - a cartela de não deve ser de cores fortes! Tenha como base sempre o branco!!! Se o seu sofá está com uma aparência ruim, mande fazer uma capa de sarja crua e invista nas almofadas com estampas.
 Se o ambiente for muito pequeno vale colocar espelhos para que dêem um amplidão.
Vá atrás de móveis antigos ou apenas com cara de antigos!!! O seu revestimento fica muito mais "provençal" se for em pátina (branca ou de qualquer outra cor, desde que seja em tom pastel), mas invista em um o outro móvel nesse estilo para que não fique exagerado!


A COZINHA - pode usar como exemplo a imagem acima. O ambiente pode ser integrado na sala, o que fica ainda mais charmoso... O lustre de cristal com pequenas cúpulas de tecido, a cristaleira usada como armário, o desencontro de móveis (como o banco e a cadeira) também enfeitam muito!!!




O QUARTO - Esse deve ser o ambiente mais romântico da casa. Invista no floral ou em qualquer outra estampa do estilo provençal. Use sempre iluminação indireta, ou seja, abatjours... inclusive com eles você pode brincar com a estampa das cúpulas....

Bom, essas foram algumas dicas...Esperamos que tenham gostado!!!

XOXO

2 comentários: