quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pequeno espaçoso!

Em tempos de cotidiano agitado, as pessoas passam cada vez menos tempo em suas casas. Mas quando finalmente chegam, o que mais querem é um espaço aconchegante, onde possam relaxar e curtir a família. Por isso, apesar da tendência dos apartamentos compactos, não dá para abrir mão do conforto na decoração, principalmente na sala, onde recebemos amigos e familiares. Mesmo pequeno, esse ambiente merece atenção especial e deve ser decorado com criatividade e funcionalidade.



Em primeiro lugar é preciso respeitar os espaços de circulação e a proporção dos móveis. Por exemplo, a mesa de jantar pode ser usada, mas é melhor encostá-la na parede ou adotar bancos em vez de cadeiras. O modelo ideal são mesas com pé central, pois os que ficam nas laterais limitam mais a circulação. Caso não haja espaço, o ideal é usar o balcão da cozinha integrada como um local para refeições. Outra opção também é comprar mesa e cadeiras dobráveis, deixando-os em um canto quando não forem utilizados.


Já o sofá deve ter pouca profundidade, com cerca de 80 cm a 90 cm, e braços estreitos; Aposte sempre em móveis de cores claras. Crie uma estante multiuso com suporte para TV, prateleiras, nichos e escrivaninha (se for necessário). Os espelhos são muito indicados. O melhor é colocá-los na parede que reflete a varanda ou janela, pois assim dão a sensação de amplitude. Se na varanda tiver vasos com planta, o efeito é mais bonito ainda. Nem sempre as paredes pintadas podem deixar o ambiente menor, tudo depende do tamanho das janelas e da iluminação da sala. As paredes com cor podem dar um toque muito acolhedor ao ambiente.


Integrar ambientes é uma boa saída. Essa estratégia otimiza os espaços que as paredes ocupam, e também provoca sensação de amplitude. Usar móves multifuncionais - que sirvam para várias tarefas e ambientes - é uma ótima alternativa. Troque as portas convencionais por portas deslizantes. Elas se destacam em projetos que priorizam a integração e a flexibilidade de ambientes, justamente pela característica de racionalizar espaços.



Nenhum comentário:

Postar um comentário